A importância de entender nossa empresa


Muitas vezes somos perguntados se realmente conhecemos a empresa que trabalhamos. Como gerentes, diretores, supervisores e até mesmo presidentes, sabemos detalhes de nossa organização: como “anda” o mercado no qual estou inserido, se meus colaboradores estão satisfeitos com o trabalho e como estou passando a imagem da minha organização para o mercado e o que é mais importante, como está a percepção dos meus clientes.

Um dos pontos importantes em uma organização é a elaboração de uma análise de SOWT, que nada mais é que fazer uma leitura minuciosa de como anda os ambientes que cercam minha empresa: ambiente interno e externo. No ambiente externo é importante destacar dois pontos fundamentais, concorrência e crescimento de mercado. Temos que fazer uma avaliação externa para continuarmos sempre crescendo, pois se não sabemos qual o nosso Market Share* fica complicado traçar metas de crescimento, “como que estou com um bom faturamento e meus concorrentes não param de crescer”, será que o mercado está crescendo e minha empresa está parada? Quais os interesses de meus concorrentes, como que eles a cada mês que passa não param de crescer. Já dizia Sun Tzu em a Arte da Guerra “se não conhecesses a si mesmo nem ao inimigo, perderá todas as batalhas” e as derrotas nas batalhas no cenário mercadológico é simplesmente o desaparecimento do mercado.

Segundo Maria Del Pilar Munoz Diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma: “Se as organizações empresariais fossem pessoas, poderíamos dizer que os colaboradores funcionam como células. Se não estiverem energizadas e focadas em uma meta comum, que é a de manter o organismo funcionando perfeitamente, o todo fica desequilibrado”. Por isso é que devemos cada vez mais entender nossos colaboradores e efetuar, como gestores, o Endomarketing nas organizações, para motivar e qualificar nossos funcionários, porque é cada vez mais notório o prejuízo que as empresas têm com mão-de-obra desqualificada e pessoal desmotivado com o trabalho. Fica visível também o outro lado da “moeda”, organizações que apostam nesses tipos de trabalho crescem a passos largos no mercado e conseguem qualificar pessoas de uma forma mais humana.

Uma coisa é certa: não há colaboradores satisfeitos e comprometidos com os objetivos organizacionais se não forem envolvidos de forma aberta e inclusiva. Figurar entre as melhores e mais admiradas empresas no setor de atuação é o sonho de grande parte das empresas. Se, além disso, a organização for reconhecida como a melhor do seu segmento para se trabalhar, pode-se dizer que está no caminho certo sob dois importantes aspectos, que por muitas vezes se mostram interdependentes: do sucesso empresarial e da satisfação de seus colaboradores.

Outros fatores que devemos sempre estar nos perguntando são: Será que passamos a imagem para o mercado do jeito que gostaríamos de passar? E quando conseguimos esse feito, nossos clientes conseguem ter essa percepção? Muitas empresas falham quando querem passar sua imagem para o mercado. Fazem campanhas publicitárias magníficas, gastam muito dinheiro, porém, não conseguem passar para seu público alvo o que realmente estava planejado, podemos avaliar como principal motivo, a falta do “planejar”. A não elaboração de um planejamento de marketing (causa esse problema, que se não for cuidado logo) pode causar conseqüências gravíssimas. O que acontece na maioria das vezes que por contenção de despesas, as empresas não têm um departamento de marketing, assim sobrecarregam gerentes comerciais e administrativos com a função de fazer um “plano de comunicação” e por falta de experiência e/ou conhecimento, em alguns casos de tempo, não fazem um planejamento estratégico da campanha. A grande conseqüência desse fato é dinheiro mau gasto e prejuízo, como já dizia aquele velho ditado: “o barato muitas vezes sai caro”.

Ter um departamento de marketing em uma empresa não é mais um “luxo” e sim uma necessidade, devido a grande concorrência do mercado e a intolerância ao amadorismo. O especialista em Marketing cria estratégias eficazes capazes de combater todas as ameaças e fazer com que a organização aproveite todas as oportunidades que o mercado apresenta, além de fazer a leitura de forma minuciosa dos ambientes que a cercam. Um grande investimento é possuir uma assessoria de Marketing, pois possui fatores importantes, que são: a visão externa e o custo beneficio de ter uma equipe trabalhando com foco no negócio do cliente e com um custo baixo, trazendo assim mais lucro para o investidor.

*Market Share – é a fatia de mercado que a empresa possui.


Raphael Costa
Consultor de Marketing
raphaeljpcosta@gmail.com
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