Série Estratégias de Marketing: "Marketing de Serviços"


Tendo uma das maiores tendências de crescimento no mundo dos negócios, a prestação de serviços já é responsável por números impressionantes e por oportunidades mais incríveis ainda.

Por ser tão diferenciado de um produto, um serviço requer atenção especial em todo seu processo de execução. E, no marketing, não poderia ser diferente. O Marketing de Serviços exige um esforço redobrado nas áreas de contato com o cliente e relacionamento, sendo a percepção do consumidor muito ligado nessas duas áreas.

Ao elaborar um plano de marketing para o seu serviço, uma empresa deve ficar atenta em algumas características importantes:

Intangibilidade: Bem diferente de um produto em uma prateleira, um serviço não pode ser tocado, cheirado, ouvido. A percepção do consumidor em relação à confiança, qualidade e disponibilidade do serviço é que irão decidir a compra.

Inseparabilidade: Os serviços são vendidos antes de ser consumidos. Fornecedor e cliente estão juntos e a produção e o consumo são simultâneos. O atendimento é tão primordial quanto a qualidade da produção.

Versatilidade: Um serviço precisa ter aspectos mutáveis em seu processo. A necessidade de um cliente é diferente do outro. Aspectos culturais, naturais, econômicos, entre outros devem ser observados para alinhar um serviço. O cliente sempre estará participando do processo.

Com características tão específicas, a elaboração do mix de marketing em um planejamento de serviço tem um composto formado por 8 pontos estratégicos para trabalhar. São eles:

• Elementos do serviço: Componentes que criam valor para os clientes

• Lugar e Tempo: Onde e como entregar os serviços do cliente

• Processo: Definição do método de operação do serviço

• Produtividade e qualidade: São duas faces da mesma moeda, eficácia para surpreender o cliente, atingir suas necessidades e gerar desejo

• Pessoas: Sem uma equipe de excelente qualidade não é possível prestar um bom serviço

• Promoção: Formas de promover o serviço, seja através de ações de relacionamento, utilização de mídia de massa, marketing viral e tantas outras

• Evidência Física: Por ser algo intangível, os prestadores de serviço precisam fornecer pistas tangíveis que representem o conceito da sua empresa

• Preço: É necessário ligar muitos pontos para se definir o preço de um serviço, podendo assim ajudar na estratégia de entrada em um mercado ou no posicionamento para certo público.

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